sexta-feira, 19 de julho de 2013

Filme : Um Estranho no Ninho




“Não se dão ao trabalho de não falar em voz alta sobre seus ódios secretos quando estou por perto, porque pensam que sou surdo e mudo. Todo mundo pensa isso. Sou suficientemente vivo para enganá-los a esse ponto.”





Sinopse: Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica "especializada".



Reflexão da Blogueira


   O filme retrata de forma vívida a maneira como os manicômios nos EUA cuidavam dos seus internos, onde, com técnicas consideradas abomináveis, submetia os pacientes ao uso do eletro-choque, tratamento considerado rudimentar e grotesco, no qual deixa o indivíduo em um estado semelhante ao vegetativo e que não apresenta real benefício. Além dessas críticas, cada personagem do filme transpõe a sua loucura de modo que a personalidade deles chega ao pico das características no quesito loucura. O filme tem cenas hilárias e frases que nos levam a uma análise.
   Acredito que muitos estudantes da área da saúde, principalmente, possam se interessar pela temática. 

10 comentários:

Giulia disse...

Parece ser um filme muito bom. Foi lançado um livro nacional "Holocausto brasileiro" que é a histórico jornalística, acredito eu, de um manicômio de MG. Muita gente sã já foi parar nesses lugares por terem algum comportamento antissocial e deveriam ser acompanhados pelas autoridades médicas, jurídicas etc.

Enfim, vou assistir, com toda certeza.

Unknown disse...

nem conhecia, mas deve ser legal. vou pesquisar ele.

http://conectadas2.blogspot.com.br/

visita o blog da minha amiga?
http://andandonasnuves2.blogspot.com.br/

Giulia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giulia disse...

é verdade, tem uns títulos que fazem a gente querer o troço de cara, as vezes decepciona né? Teve um livro "A menina que não sabia ler", achei que fosse um livro INCRÍVEL, é muito bom, mas foge do título.

Aliás, esse filme do seu post (fui dar uma pesquisada) é baseado num livro, cujo título no Brasil é o mesmo do filme, do Ken Kesey, o autor é tão interessante que tô morrendo de vontade do livro :3

Ray* disse...

esse filme é muito bom! já assisti 2 vezes.

Bom domingo.
Beijos
http://365diasvariados.blogspot.com.br/

Luara Cardoso disse...

Já vi esse filme algumas vezes e eu sempre acho fantástico!
Vale muito a pena ser visto. :)

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

Ainda não vi, mas tenho muita vontade. Qualquer um com o Jack é bom :D
boa semana
;*

Red Behavior

Ítala Alves disse...

É um filme incrível
e tocante.

bjs e obg por me vistar

=D

Bárbara Ester Dupas disse...

super dica heim, esse tipo de tratamento tbm acontecia no Brasil e é uma coisa horrível mesmo
xoxo'


http://imaginebelleblog.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/blogimaginebelle

Anônimo disse...

Legal essa dica de filme!

Eu nunca ia imaginar que faziam isso com o pessoal do manicômio. No mínimo, nunca ouviram falar num negocinho chamado psicologia.

Ps: O Jack Nicholson sempre faz esses papéis, ja percebeu? Um estranho no ninho, o iluminado, tratamento de chock... Ele já tem uma cara de louco naturalmente kkk

Beijos

Mari
http://www.caixadamari.com/