segunda-feira, 25 de junho de 2012

Snow Flower and the Secret Fan ( Flor de Neve e o Leque Secreto) [2011]

   Não gosto de falar sobre minha vida pessoal, já que, sempre sinto que algo pode não ser bem interpretado ou, simplesmente, eu posso criar ilusões do que não existe e nem nunca existirá a respeito de mim. Minha opinião. Mas confesso que já tentei alguma vez, todas frustradas. Depois de toda essa explicação misturada com pedidos de desculpas hoje eu recebi uma notícia interessante e, finalmente, sinto que estou dando um rumo positivo para a minha vida depois de ficar muito tempo no muro. 

   Semana passada assisti dois filmes super interessantes o "Snow Flower and the Secret Fan"(2011) e "Prometheus"(2012).

Sobre Snow Flower and the Secret Fan ( Flor de Neve e o Leque Secreto):


.
   O filme demonstra a amizade que vai além dos valores sócio-econômicos atravessando décadas sem ser destruída. Onde a compreensão, respeito e devoção ultrapassam os limites do que muitos seres humanos podem compreender em sua humilde existência. 
   A estória é baseada em um livro homônimo (um dia lerei) trazendo um paralelo entre a China atual e a do século XIX. O figurino, cenário e trilha sonora foram muito bem trabalhados.
    Na China Antiga há as duas meninas chamadas: Flor de Neve e Lírio que nasceram em um mesmo dia e por isso tornaram-se laotong (que significa amigas para o resto da vida, bem diferente das best friend forever que duram uma semana). Essas meninas adotam uma língua secreta e a forma de conversação entre elas é através de um leque (utilizado como se fosse uma carta). Outro foco tradicional do filme foi para o "pé perfeito", onde, ainda crianças elas tinham os pés amarrados para moldá-los fazendo com que ficassem o mais gracioso possível (de acordo com a cultura local) só assim, segundo essa tradição, elas encontrariam bons maridos.


    As duas jovens da Xangai atual chamam-se Nina e Sophia e os dramas enfrentados na vida delas encontram-se contextualizados ao respectivo tempo. Sophia é descendente de uma das laotong e  através de uma tia elas assinam um contrato e passam se relacionar de uma forma mais cautelosa. Com o decorrer das cenas percebemos uma nítida semelhança entre a relação de amizade das laotongs do presente e passado.
    Opiniões a respeito dele encontram-se divergentes e uma das características que provavelmente o tornou reprovável na visão de muitos telespectadores, foi a interpolação do começo ao fim das duas épocas o que pode ter quebrado um pouco a linearidade e fazendo com que algumas pessoas não simpatizassem adequadamente com a obra. Mas há pessoas que simplesmente não encontraram ou entendido o sentido da película, como também muita gente achou a obra de uma sensibilidade profunda  e digna de críticas positivas e de boas nomeações.
     Esse filme é uma boa alternativa para os fãs da cultura oriental.
     
       Direção: Wayne Wang

O trailer:

3 comentários:

Mauro disse...

Fico curioso para vê-lo, parece o tipo de filme que gosto!!;]

beijão!

Marina Menezes disse...

Esse filme parece aquele tipo que você pensa assim: "ah! vou ver esse filme". E acaba se surpreendendo com a história.
Eu não sabia que eles amarravam o pé das crianças na China. Que coisa estranha.
Parece que o "laotong" dura mais que as "bffs" de hoje em dia. Se a amizade delas chegou ao ponto de criarem uma linguagem pras duas, significa que elas eram bem unidas mesmo.
O segundo filme que você assistiu também parece legal, se não me engano, tem o livro também.
Beijos!

Nicolas disse...

Gostei do clima atemporal que o filme parece ter. E por mais que o tema "amizade" me lembre filmes de sessão da tarde, não pareceu ser o caso. Por mais que eu não seja um dos fãs da cultura oriental, se eu sair vivo da minha semana de provas, vou procurar pra ver Rs

obs: No meu caso, as fotos de mulheres mortas não são pra me deixar feliz, são pra me deixar com tesão mesmo haha, mas tem maluco pra tudo (olha quem fala). Achei a maioria em sites proibidos na internet. Quem procura, sempre acha, não é.