sexta-feira, 29 de março de 2013

O Leitor (The Reader) - 2008


     


      O Leitor retrata a história de amor entre Hanna e Michael, onde, no auge de sua adolescência (aos 15 anos) descobre a paixão por uma mulher mais velha.  A peculiaridade dessa história se encontra no fato de que após os momentos amorosos Michael lia para Hanna livros que ele pegava na biblioteca da sua escola ou que aprendia em alguma de suas aulas. As obras variavam desde quadrinhos das Aventuras de Tim Tim até a Odisséia. Apesar de sua densa paixão percebemos que em determinado momento Michael sente-se dividido entre sua vida escolar, amigos e a sua amada.

   Tal relacionamento ajudou relativamente no amadurecimento de Michael possibilitando que ele pudesse perceber o amor, porém, com a repentina partida de Hanna os dois amantes passaram a seguir rumos diferentes; ele se tornando estudante de direito e ela guarda de campos de concentração. O que torna a peça chave do filme é que mesmo tendo vidas diferentes eles acabam se encontrando no tribunal; ele ainda como estudante apenas assistindo ao julgamento e Hanna no papel de uma das rés.

     A sensibilidade com a qual o filme toca tanto com relação ao poder da leitura e escrita na vida da pessoa, quanto a vergonha do indivíduo em admitir suas fraquezas perante a sociedade é emocionante.

    O filme que possui a duração de aproximadamente duas horas e é recheado de bons diálogos, atuações, fotografia, pois, apesar de tocar em um assunto sério consegue atravessar a dura realidade e transmitir a mensagem de uma forma lúdica típica do cinema. Essa história foi baseada no livro homônimo no qual o título original é Der Vorleser. Possui, também, a brilhante Kate Winslet como Hanna Schmitz cujo papel lhe rendeu a premiação no oscar de 2009.



21 comentários:

Mauro disse...

muito bom!!
=*

Nadia Viana disse...

Esse filme é lindo! Emocionante e reflexivo! Sempre me lembro de uma cena no tribunal em que se questiona não só os nazistas, mas também a população que se calou diante daquelas barbaridades cometidas por eles. E me tocou muito a vergonha que ela sentiu de admitir sua ignorância. Ótima dica de filme.

Beijos.

http://navirj.blogspot.com.br

Marina Menezes disse...

Muito interessante, me lembrou até A sombra do vento, o Daniel lendo para aquela moça (vixi esqueci o nome). Parece otimo esse filme!

Dayane Nascimento disse...

eu ainda não tinha ouvido falar desse filme, mas ele parecer ser muito bom, fiquei curiosa em assisti-lo ♥
Beijinhos
Facebook do blog
conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

Ainda não vi o filme, mas o livro que inspirou é um dos meus preferidos, então deve ser muito bom :D
boa semana
;*

www.redbehavior.com

Simples Glamour disse...

Parece ser um ótimo filme!

Beijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com

Rafaela Biscassi disse...

Oi,
Ainda não tive a oportunidade de assistir a esse filme,mais já estou bastante curiosa para assistir:)

Páginas Em Preto

Beijos

Unknown disse...

eu qndo vi o livro achei q era chato,mas qndo vi o filme amei..lindo demais..
bju

http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

Gabi disse...

Esse filme está há tempos no meu computador e eu sempre deixo pra assistir depois. Gostei do teu post, graças a ele acho que o filme vai sair da lista de espera haha
Beijos

(Ava) Amanda V. Almeida disse...

Oi Roberta, tudo bem?
Há muito tempo sinto vontade de ler o livro pra poder ver o filme. E mesmo a estória sendo um pouco intensa e até um pouco estranha pelo fato dele ser muito jovem e namorar uma mulher muito mais velha, mas no fundo há algo de doce nisso tudo. Espero poder conferir em breve.
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê

Paloma Viricio disse...

Sinceramente tenho esse filme em DVD...Mas o começo dele é meio lento e não consegui ver tudo! kkk Agora verei se vejo e tiro minhas próprias conclusões, Roberta.
Beijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

Kika disse...

Fiquei bem interessada em ver esse filme, parece muito bom!!!

Beijos da Kika/Blog Acessarte

Maria Eduarda {@mariaeduardamichael} disse...

Passei de novo e já fiquei com saudades do livro hehehe :(
boa semana
;*

www.redbehavior.com

Karine Marinho disse...

Sou louca para assistir esse filme, mas ainda não tive a oportunidade. Muito boa a sua crítica! :D
Beijos,K.
Girl Spoiled

Anônimo disse...

Vi esse filme e adorei! No começo achei meio estranho, mas depois ele conseguiu me envolver.

Isabelle Brum e Silva disse...

Olá, bom dia ^^
Interessante esse filme; eu não conhecia. Vou tentar assistir ^-^ Obrigada pela dica.
Pela história dá para notar que é bom, e com direito ao Ralph Fiennes então... *-*

Beijinhos e boas leituras.
Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

Lih_maria disse...

Eu sempre começo mas nunca consegui terminar de ver esse filme =//
esta na hora de tentar mais uma vez !
Bjoos
http://chacombolacha.blogspot.com.br/

Giulia disse...

Esse foi um dos melhores filmes que assisti no ano passado, até comprei o livro, mas está em inglês e estou com uma puta dificuldade. O que mais me impressionou é que assisti no mesmo dia que a woman in Berlim, e só chorei com the reader que, na minha opinião, se comparado ao outro é infinitamente mais dramático.

Enfim,
É um filme incrível e toca muito na real responsabilidade quando a ignorância faz de nós vitimas de nossos atos.

Até mais.

Camilla Santos disse...

Parece ser muito bom !
Fiquei curiosíssima !

Amei demais seu blog, e estou te seguindo, segue de volta ?
http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/

Beijinhos, fica com Deus.

Aline disse...

Esse filme é sensacional, apesar de ser bem ameno com relação ao assunto que trata. O livro pode ser mais visceral, talvez. Saudade de ler o que escreves aqui.

Grande beijo ^^

Bruna disse...

Olá
Não conhecia... Achei bem interessante.
Beijos

cocacolaecupcake.blogspot.com.br